Portes gratis em compras a partir de 40€
Portes gratis em compras a partir de 40€
Carrinho 0

Salicórnia - Uma alternativa ao sal

 

A Sálicórnia é uma planta verde, de sabor salgado (ocasionado pela absorção direta do sal do mar/solo onde se desenvolve), rica em micronutrientes com ácidos gordos polinsaturados, vitaminas C e B3, e muitos minerais como, Magnésio, Ferro, Potássio, Cálcio, Fósforo, Enxofre e Zinco.

A Salicórnia nasce na primeira fileira mais próxima da agua e requer um alto teor de sódio para se desenvolver, seu nome cientifico é Salicornia Ramosissima, sua origem são as salinas costeiras desde de Árctico até o Mediterrâneo. Em Portugal os principais locais onde é encontrada são as regiões da Ria de Aveiro, Ria Formosa e outras regiões do Algarve, sua colheita é feita durante todo o ano antes da floração.

Também conhecida com "sal verde", esta plantinha pode ser usada na cozinha em detrimento do sal, reduzindo assim o teor de sódio, que consumido em excesso é responsável pelo desenvolvimento de um conjunto de doenças cardio-vasculares.

A Sálicornia pode ser consumida crua em saladas, é muito suculenta e crocante, em pratos de peixes e mariscos, risottos e pratos vegetarianos, seu sabor salgado permite a redução ou a não utilização de sal.

200gr de salicornia tem tanto sódio como 1gr de sal.

E como promoção deste excelente alimento para a nossa saúde, o próximo cabaz tem como um dos seus itens a salicornia, produzida no Algarve, Figueira, em modo biológico, uma excelente oportunidade de experimentar!

Melhores cumprimentos,

Erika Purificação


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente